Locais de Interesse
O Castelo de Abrantes ou a Fortaleza é um dos pontos turísticos de maior interesse e faz parte dos castelos da linha do Rio Tejo em época de reconquistas. É uma fortaleza formada por fortificações medievais e com capacidade para resistir á artilharia também designada como "traçado Italiano,fotificação em estrela ou fortificação á moderna" e uma "Torre de menagem, definida como o seu principal ponto de poder e último reduto de defesa, podendo em alguns casos servir de recinto habitacional do castelo."tendo também alguns torreões redondos.
A Igreja de Santa Maria do Castelo,também conhecida como Museu Municipal D. Lopo de Almeida ergue-se no interior do Castelo, de estilo gótico, a qual foi considerada Monumento Nacional, em 1910, em 1921 passa a funcionar como museu municipal onde se encontra uma exposição de arte sacra, desde a época romana até ao século XVIII, e onde estão achados arqueológicos deste concelho.
Abrantes beneficia ainda da Igreja de S.Vicente, fascinante pela decoração do seu interior. O ano da sua construção é desconhecida, mas sabe-se que já existia no século XIII.
A Igreja de S.joão Baptista é tida como um exemplo a nível nacional a sua existencia data, pelo menos, desde 1176. Conta-se que no ano de 1385, o rei D. João I veio aqui ouvir a missa, antes de partir para a Batalha de Aljubarrota, pedindo a S. João Baptista ajuda para vencer a batalha. Quando a missa terminou, ao montar o seu cavalo, apoiou-se numa pedra para subir e partiu-se uma correia do estribo. Os seus homens julgaram ser um mau presságio, mas o rei, bom comandate que era, diz-lhes que não que, muito pelo contrário, era um bom presságio. De facto isso veio a verificar-se, porque venceu a batalha. Mais tarde, agradeceu a S. João Baptista, mandando esculpir em pedra a imagem do Santo e as quinas de Portugal.
A torre de menagem é mandada construir pelo rei D. Dinis, em 1300.sendo atualmente o reservatório de água da cidade. Erigida no cimo de um monte, da torre pode-se ter uma magnífica paisagem num raio de 360º, avistando-se, quando o céu está limpo, o Alto Alentejo, a Beira Baixa e também grande parte do Ribatejo.
O edificio da Camara Municipal é conhecido desde o século XV. No século XVII, o edifício é deitado abaixo e construído de novo, dando lugar a cadeia que é transferida do castelo para este local. Já no século XX, o arquitecto Rebelo de Andrade altera a fachada, que fica tal como é hoje.
Outros monumentos a conhecer são o convento de Santo António, a fonte de S. José, o hospital da Misericórdia de Abrantes, a ermida de Santa Ana e a ermida de S.Lourenço a igreja da Mesicórdia de Abrantes, a ponte romana da Aferrarede e o convento da Esperança.
Dentro da cidade, tem especial destaque o centro histórico, com as suas ruelas e praças.


